O MILÊNIO
A Terra é uma joia, e nela há todo o tipo de vida e paisagens exuberantes. Apesar de algumas dificuldades enormes que existem no mundo, a beleza terrestre arranca admiração e causa espanto. Muitos se perguntam se o homem vai levá-la à destruição por meio de um cataclismo nuclear, ou se vai poluí-la por completo?
Mas o que a Palavra de Deus (Yahwah) diz sobre o futuro da Terra? Ela mostra que a Terra será governada por Yahwshwa, o Cristo, e quando isso acontecer as condições de vida no mundo se tornarão paradisíacas, para condizer com o governo perfeito do Messias. Alguns textos serão mostrados aqui para corroborar esse entendimento.
Não há dúvidas que a esperança de vida eterna apresentada aos discípulos pelas Escrituras é a vida eterna “aqui na terra mesmo”. São muitos os versículos que corroboram com isso. No entanto, não raro, as religiões não enfatizam essa verdade, não se lembram que Deus tem um propósito para este planeta, e que quando o Reino Milenar do Messias assumir o domínio governamental do mundo a Terra inteira será regenerada (At. 3:19/21), transformando-se assim num paraíso, em virtude da eficácia sem precedentes, desse novo governo vindouro.
Esse novo mundo foi predito por Paulo, em sua carta aos Efésios: “Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar no Messias todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos”. [Efésios 1:9,10]. Quando "as coisas na Terra" forem ajuntadas no Messias, a oração modelo de Yahwshwa hamashiahc, finalmente será respondida por Deus: "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, sobre toda a terra como é no céu”. [Mateus 6:10].
Como você acha que estaria o mundo se a vontade do Eterno fosse feita na Terra da mesma maneira que é feita no céu? Certamente ela seria um paraíso, concorda?
A palavra "reino", na Bíblia, significa governo e as extensões do seu domínio. O governante principal do governo de Yahwah é Yahwshwa o Messias. É sobre ele que Paulo escreveu as seguintes palavras, em Hebreus 2:5 "Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos".
Segundo a Bíblia, Jesus, Yahwshwa o Messias não governará sozinho. Muitas pessoas escolhidas por ele, participarão desse governo, conforme Apocalipse 5:9,10, “E com o teu sangue compraste para Deus, homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. Ap. 20:6 “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.
Como a Terra se tornará quando Yahwshwa, Jesus, governar? Há muitas profecias que fornecem um vislumbre dessa época. Veja alguns exemplos: “Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”; [Mateus 5:5]; "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Senhor estará com eles, e será o seu Deus. E Ele limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. [Apocalipse 21:3, 4]; “Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam em Yahwah herdarão a terra. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre”. [Salmos 37:9,11,29]; “Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados”. [Provérbios 2:21,22].
Pelo exposto acima, fica claro que a Bíblia delineia claramente um futuro para a Terra, embora não forneça muitos detalhes desse novo mundo. Quando essa época de ouro chegar, as seguintes palavras se cumprirão: “Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”. [Romanos 8 :21]
Embora a Bíblia seja suficiente para indicar que um dia Deus criará condições paradisíacas na Terra, há um interessante relato de um discípulo do início do segundo século que confirma esse entendimento. O nome dele é Pápias, bispo de Hierápolis [século II]. Ele era amigo de Policarpo, um discípulo do apóstolo João. Segundo consta, Pápias escreveu o seguinte: "Quando também a criação, renovada e liberta, produzirá fartamente todos os tipos de alimentos, com o orvalho do céu e a fertilidade da Terra", assim como os anciãos, que conheceram João, o discípulo do Messias, relataram ter ouvido como o Messias ensinava sobre aqueles tempos: "haverá dias em que nascerão vinhas, que terão cada uma dez mil videiras.... um grão de trigo dará dez mil espigas, e cada espiga terá dez mil grãos.... Todos os animais que se nutrem desses alimentos, que recebem da terra, se tornarão pacíficos e viverão harmoniosamente entre si.
Eles se submeterão aos homens sem nenhuma relutância...”. Para os crentes essas coisas são críveis". E quando Judas, o traidor, negou-se a crer e perguntou: “Como o Senhor realizará tal coisa?”, o Senhor disse: “Os que alcançarem aqueles tempos verão". – do livro: Padres Apostólicos, Pápias, Ed. Paulus (1.995), p. 327.
Esse mundo perfeito e harmonioso descrito por Pápias, lembra diversos textos, dentre os quais podemos citar: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. [Isaías 9:6 e 7].
“Haverá um punhado de trigo na terra sobre as cabeças dos montes; o seu fruto se moverá como o Líbano, e os da cidade florescerão como a erva da terra. Então a terra dará o seu fruto; e Yahwah, o nosso Elohim, nos abençoará”. [Salmos 72:16; 67:6]; “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento de Yahwah, como as águas cobrem o mar. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz Yahwah". [Isaías 11:6-9; 65:25]; “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Elohim limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”. [Apocalipse 21:3, 4 e 5].
Haverá, sem dúvida, muita felicidade nessa época, e todos os verdadeiros discípulos podem ter fé nisso, pois "estas palavras são fiéis e verdadeiras". E uma maneira de demonstrar fé em tais promessas é celebrar a morte de Jesus (ceia do Senhor), sem o qual seria impossível a redenção da humanidade. Lembre-se que ele ordenou que todo o discípulo fizesse isso.
"E, quando comiam, Yahwshwa tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados". [Mateus 26:26-28]; "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha". [I Coríntios 11:26].
Texto de C. M. Silva
“Achando-se sobre nós os perigos dos derradeiros dias, cumpre-nos vigiar e orar, estudar e dar ouvido às lições que nos são dadas nos livros de Daniel e Apocalipse. Que gloriosa luz nos deu o Senhor, para nos guiar no episódio final da história humana! Andam na escuridão apenas aqueles que querem. Há a necessidade urgente e premente de uma acurada investigação das profecias, a fim de sabermos com precisão em que estágio da história nos encontramos. Os perigos destes dias requerem de nós uma observação diligente dos sinais escatológicos que nos rodeiam. Não há como escaparmos desta crise inexorável que nos cerca, e a nossa atitude para com as profecias determinará a nossa eficiência, na comunicação do evangelho para esta geração perplexa. Lamenta-se com tudo, a atitude de muitos cristãos contemporâneos, os quais por desconhecerem a gravidade do momento presente, vivem um cristianismo desprovido de amor e justiça, digno de reprovação pela ausência de respostas adequadas aos questionamentos da igreja”.
Do escritor mineiro: Wanderley Xavier.
“Porque
tudo isso e outras palavras foram inquestionavelmente faladas em referência à
ressurreição do justo... que terá lugar depois da vinda do Anticristo, e da
destruição de todas as nações debaixo do seu governo, no que os justos irão
reinar na terra” Contra
Heresias 5.35.1
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário