Seja Bem Vindo!

domingo, 3 de setembro de 2023

NÓS SOMOS A GERAÇÃO QUE PODERÁ PRESENCIAR A VINDA DE CRISTO

CCSA - Congregação Cristã do Segundo Advento
Uma pequena reflexão sobre a posição do Arrebatamento das Primícias, Sacerdotes de Deus e de Cristo no Reino e os Santos da Tribulação, Mt. 25:31. 

"Dois tipos de pessoas habitarão o Reino de Cristo"



Para aqueles que acham que vão morar no céu, vamos às Escrituras:

Salmo 115:15

  Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.
16  Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

Zacarias 14:9

E o SENHOR será rei sobre toda a terra.

Isaías 11:9

...porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

Através desses três versículos, podemos admitir com toda a certeza que a terra é o local que Deus fez para os homens habitarem e não o céu. Não há na Bíblia nenhum versículo que afirme que iremos morar no céu, os versículos que apontam para a nossa morada futura atestam que iremos morar com Cristo, no seu Reino Celestial aqui na Terra.

É notória essa realidade quando vemos o Senhor nos ensinando a orar:

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino

Jesus está nos ensinando a pedir para que:  “O Reino desça, cá para a terra”. Porém é fato conclusivo, pelas escrituras (I Ts. 4:16) que os que morrem em Cristo, chamados de primícias, terão uma experiência celestial. Estes arrebatados, serão levados e mantidos no céu, por 75 dias (Dn 12:2/12), por razões não reveladas por Deus, e descerão com Cristo (Ap. 19:14) em sua vinda para, juntamente com os anjos, exercerem o julgamento das nações profetizado por Jesus, em Mt. 25:31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos *[e] anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32  E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33  E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34  Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundoE por  Paulo em I Co. 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

* A chave: santos [e], foi colocada por não constar do original grego, mas temos o apoio de I Ts. 3:13  Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos. e de Jd. 1:14  E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.

Para compreendermos melhor este assunto é importante observarmos a ordem dos livramentos de I Co. 15:23  Mas cada um por sua ordem: Cristo, [depois] as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Antes de continuarmos, vamos entender melhor a questão das primícias:
   
Primícias, são os primeiros frutos de uma arvore, ou lavoura, que nascem e amadurecem bem mais cedo do que a sua massa (carga  de uma colheita), os rabiscos são aqueles frutos que depois de uma colheita ainda não amadureceram e por tanto não podem ser colhidos juntamente com a massa. Essa era forma  que os judeus chamavam as três etapas de uma colheita: 1) Primícias, 2) Massa e 3) Rabiscos. Quem tem experiência agrícola, sabe muito bem que os frutos temporões (primícias), significam uma parte menor, se comparados aos da colheita (massa), e por fim ficam os frutos que amadureceram tardiamente (rabiscos), por nós brasileiros chamados de restolhos, que são colhidos bem após a colheita propriamente dita.

Números 15:21

 Das primícias das vossas massas dareis ao SENHOR oferta alçada nas vossas gerações.

Se abrasileirarmos esse versículo ele ficará assim: Dos temporões das vossas colheitas, dareis ao Senhor oferta alçada nas vossas gerações. Em I Co. 15:20, Yahushua é considerado como primícia, por que foi o primeiro dentre os mortos da igreja, não se esquecendo que o texto diz "se fez primícia e não é primícia". Paulo em Romanos 11:16 diz:  E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

Farei uma releitura de I Co. 15: 20 e 23.

Cristo se fez um dos primeiros a morrer e ressuscitar. E a ordem da redenção é: Cristo o primeiro, depois as primícias [mortos em Cristo que serão arrebatados], depois os que são de Cristo na sua vinda, com os seus santos  (I Ts 3:13). Santos = mortos, ressurretos e arrebatados de Ap. 19:1 ao 7 e Ap. 20:6.



Agora vamos localizar, no período tribulacional, essas primícias de I Co. 15:23:

*Voz de muitas águas = grande multidão

Ap. 7:9

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 10  E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. 11  E todos os anjos estavam ao redor do trono,
 e dos anciãos, e dos quatro animais 14  E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
17  Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes *servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.
   
Ap. 19:1 

E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
4  E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
6  E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
8  E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

11  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. 12  E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13  E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 14 * E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e [os] vestidos de linho fino, branco e puro.

Apocalipse  6:9

 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11  E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue

É irrefutável a afirmação de que os Textos acima, de Ap. 7:9, Ap. 19:1/14 e Ap. 6:9, falam dos Arrebatados.

Sabemos que todos que cumpriram a lei de Moisés até Cristo, bem como os mortos convertidos da Igreja, serão ressurretos e arrebatados (Dn 12:2, I Co 15 e I Ts. 4:16), pouco antes da Vinda do Senhor em glória (Ap. 19). Ap. 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. 



Concluímos daí, que o Reino de Cristo será formado por dois povos: Os ressurretos arrebatados na condição de Reis e Sacerdotes e os vivos, "benditos de meu Pai" de Mt. 25:31, que serão os povos da Terra no Reino Milenial de Cristo. Todos enxertados no tronco da Oliveira Legítima que é Cristo.
  
Rm. 11:17

E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
18  Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
19  Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20  Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.

Ef. 2:12

Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
13  Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
14  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
15  Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16  E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Gl. 3:7

Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
8  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 9  De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
10  Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Gl 3:27 ao 29

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; 
porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.


 Os antigos judeus não aceitaram a Cristo e Ele estava amplamente presente nas profecias dos profetas de Israel. Assim como a lei foi ab-rogada o antigo judaísmo que representava uma forma de adoração a Deus, ao negar Jesus, foi extinto como tal. Fica claro aí, que todo judeu, deve, como todos os gentios, se converter a Cristo se quiserem fazer parte do Reino. Os que atestam que Israel receberá qualquer tratamento diferente em qualquer época, estão contados como heréticos, participantes da operação do erro de II Ts. 2:11, ou estão dando crédito aos  ensinamentos errados dos “pastores teológicos de Scofield”.

Nos textos apontados anteriormente, esclarecemos que primícias são, uma  parte inicial da igreja, que é a massa e que depois de Jesus não existe separação entre igreja e judeus e que o antigo judaísmo tornou-se uma seita maldita, como o islamismo ou qualquer outra que nega ao Senhor.

Agora vamos definitivamente falar da questão: posição temporal do arrebatamento e livramento da igreja na tribulação.
  

Como diz Marvin Rosenthal em seu livro
“The Prewrath Rapture” (O Arrebatamento Antes da Ira):

“É impossível treinar efetivamente um exército para
uma batalha importante,
se os soldados souberem que jamais irão participar da mesma” 

(p. 282).


Para tanto precisamos ainda, resolver mais uma questão:

31  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.


Sabemos que após o arrebatamento, não virá nenhuma catástrofe que aniquile a todos, por que se assim fosse, teríamos que afirmar que o profeta Joel seria um escritor de mentiras. Observe alguns dos acontecimentos, pós arrebatamento.

Joel 2: 28

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. 32  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

O texto acima do profeta Joel, é o mesmo do profeta João do Apocalipse 6:12, e observamos no versículo 11 os arrebatados no céu, clamando por justiça. Por esses versículos podemos observar grande atividade humana na terra, inclusive de salvos. Daí a incoerência de se aplicar o texto de Mt. 24:39, ao pé da letra. Ai caberia a palavra que diz que a letra mata, mas o Espírito Vivifica.

Apocalipse  6:11

11 ...até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos...
12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue

E não podemos de maneira nenhuma deixar de considerar o Capitulo 12 do Apocalipse, A MULHER VESTIDA DE SOL SOBRE A LUA, que se refere aos Benditos de Meu Pai, nação santa de Abrão, a saber a Igreja de Cristo, embora 90% dos crentes não concordem.




CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR


POSTADO NO FACEBOOK EM 25/10/17


É IMPORTANTÍSSIMO SABER SOBRE ESSE ASSUNTO:
NÓS SOMOS A GERAÇÃO QUE PODERÁ PRESENCIAR A VINDA DE CRISTO E 
“A REGENERAÇÃO DA TERRA E DO HOMEM”. 

(At. 3:21, I Co. 15:51/52)

Só a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, trará a solução que tanto necessitamos e desejamos, para as nossas vidas aqui na Terra. Está evidente que os homens não possuem qualificações para administrar o mundo, isso não se discute, mas Deus tem providenciado para os que crêem, um Estado de Justiça e Sabedoria, "aqui na terra", governado pelo seu Filho, também conhecido por Reino de Cristo (Ap.20). Da mesma forma que Deus tudo Criou, Ele também, tudo irá REGENERAR. A saber, está registrado nas Escrituras, que tudo será regenerado, A Terra e os homens que pactuam com Deus.

Atos 3:19

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR [No Reino Dele, aqui na Terra], 20 E envie ele [Deus] a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.

21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da RESTAURAÇÃO DE TUDO 
[inclusive do homem [1:Co. 15:51], dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio [Isaías 65:21 ao 25, Zc. 14:9].

Passaremos por 7 anos de muita aflição, como está previsto em Dn. 12:1 e Mt. 24:21 [...aflição como nunca houve e nunca haverá, segundo o Próprio Filho de Deus], mas Deus já providenciou o livramento. Está escrito em Apocalipse 3:10 [Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.]

Para os que acreditam que vão morar no céu, revejam esse equivocado conhecimento. A morada celestial citada por Jesus, em João 14:2 é a “Cidade Santa” que descerá cá pra Terra (Ap. 21:2), nela habitarão os ressuscitados e arrebatados (1:Ts 4:16, e Ap. 19). Caso contrário a oração ensinada por Jesus estaria errada, pois ele diz: “venha a nós o teu reino”. É o mesmo que dizer, desça aqui pra Terra o meu Reino. Os vivos salvos, por ocasião do advento, "benditos de meu Pai" (Mt. 25:31), habitarão à terra, sob o reinado de Cristo, num estado de paz e justiça.

João 14: 2 e 3

Na casa de meu Pai (no céu) há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar (nesta casa, que trarei aqui pra terra Ap. 21:2 e 3, Ez. 43:6 e 7, Zc. 14:4 e 8, At. 1:10). E quando eu for, e vos preparar lugar, virei (cá pra terra) outra vez, (e trarei a cidade que tem a casa celestial) e vos tomarei para mim mesmo (para esta casa, aqui na terra), para que onde eu estiver estejais vós também.

Ez. 43:6: E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um homem se pôs em pé junto de mim. E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde *habitarei no meio dos filhos de Israel (Israel = aqueles que lutam e prevalecem com Deus = igreja de Cristo Gl 3:27) para sempre. Zc. 14:9 Por que o Senhor será rei sobre toda a terra.

Ap. 21:2

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: *Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.


Zc. 13:8/9

E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.


Ap. 21:24

E as nações dos que forem salvos andarão à sua luz; e “os reis da terra” trarão para ela (A Nova Jerusalém aqui na Terra) a sua glória e honra. Ap. 22:1 E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações (da Terra).

Ap. 22:1

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

EZEQUIEL 43:1

Então me levou à porta que olha para o caminho do oriente. E eis que a glória do Deus de Israel (Deus de Israel, Deus de Cristo, Deus da Igreja Gl. 3, Ef. 2, Rm. 11) vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.

E a glória do Senhor entrou na *“casa” pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a *"casa."

“Eis aí a *casa do Pai, que o Senhor Yahushua citou em João 14:2”

Na *"casa" de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, 
eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

Esta é a nova Jerusalém de Ap. 21:2 e 3

Ez. 43:6:

E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um homem se pôs em pé junto de mim. E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde *habitarei no meio dos filhos de Israel (Igreja de Cristo + hebreus que cumpriram a lei) para sempre.

[Israel = שְׂרָאֵל, Yisra'el, = lutar, prevalecer, reinar com Deus. (tradução de consenso dos maiores eruditos da linguá), portanto somos o Ysrael atual e portanto os judeus atuais, já que judeu é Yahudim ou povo de Yahu nosso Deus e Pai.]


Salmos. 115:16

Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

Isaías 11:9

...porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR,

como as águas cobrem o mar

Zacarias 14:4

E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
9 E o SENHOR será rei sobre toda a terra.

YAHUSHUA HA MASHIACH (JESUS CRISTO) VOLTARÁ!

Atos 1:10

E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.


O CRISTÃO QUE TIVER POSSES, DEVERÁ PENSAR EM UMA MANEIRA DE GUARDAR RECURSOS, PARA AJUDAR OS MENOS FAVORECIDOS, POIS EM BREVE, PROVAVELMENTE, ENTRAREMOS NOS ÚLTIMOS 7 ANOS DO ATUAL SISTEMA HUMANO.
(Ap. 13:17 / Dn 9:27 / Mt 24:21 )

1 João 3:17

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?

O teólogo Americano Wayne Grudem em seu livro: Teologia Sistemática, Grudem (1999, p. 962) diz:

 

 Algumas passagens no Antigo Testamento não parecem caber nem na presente era, nem no estado eterno. Essas passagens indicam algum estágio futuro na história da redenção, muito mais grandioso que a presente era da igreja, mas que ainda não parece remover de sobre a terra todo o pecado, rebelião e morte.


Congregação Cristã do Segundo Advento
henrique gomes


3 comentários: