Seja Bem Vindo!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Vídeo: A Segunda Vinda - Governo Milenial de Jesus - CCSA

 A Segunda Vinda - Governo Milenial de Jesus
CCSA - Congregação Cristã do Segundo Advento.

.VÍDEO NO FINAL DO TEXTO

João 17:4
 
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
 
Se acreditamos que, Cristo esvaziou-se da sua Glória, e tendo vindo em carne em cumprimento de inúmeras profecias.
 
(Isaias 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.)
 
Podemos certamente crer, que, pelos seus méritos, pela sua graça e o amor de Deus Pai e de suas maravilhosas promessas, herdaremos a salvação.
 
Cabe-nos, porém, neste momento, procurarmos saber, de que salvação, falam as Escrituras ? Será que o nosso lugar é no céu, como prega a maioria esmagadora dos pastores e padres?
 
O que realmente diz a Bíblia sobre isso?
 
Zacarias 14:4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
 
5- Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo. (Ap. 19 e Ap. 20:5)
E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental (Mt 24:29, Joel 2:31)
 
Mateus 25:31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos [e] anjos com ele (Ap. 19:14), então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. (As Ovelhas, serão os salvos em Cristo que herdarão a terra, a grande nação prometida a Abraão) Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

Tiago 2:5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Mateus 5:5
 
Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
Salmo 115:16

E o Senhor será Rei sobre toda a terra.
Zc. 14:9
 
E a terra se encherá do conhecimento do senhor como as Águas cobrem o mar.
Is. 11:9
 
Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.
Salmo 37:34
 
Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.
Provérbios 2:22
 
O REINO DE CRISTO, ONDE PASSAREMOS 1.000 ANOS COM ELE, ACONTECERÁ AQUI NESTA TERRA, QUE SERÁ REGENERADA (Mt. 19:28)  E TRANSFORMADA (At. 3:21), ASSIM COMO NÓS, OS VIVOS TAMBÉM SEREMOS TRANSFORMADOS NUM ABRIR E PISCAR DE OLHOS (I Co. 15:51). DANIEL 2:35 EXPLICA BEM ESSE ASSUNTO:
 
A ESTÁTUA DE NABUCODONOSOR, EM DANIEL 2:35, REPRESENTA OS REINOS DESSE MUNDO.   ASSIM, COMO A PEDRA CORTADA SEM O AUXÍLIO DE MÃO, REPRESENTA  CRISTO. E AÍ TEMOS: “Mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.”
  
CLARAMENTE A PEDRA, REINO DE CRISTO, ENCHE A TERRA E NÃO O CÉU, COMO PREGA A MAIORIA ESMAGADORA DOS CRISTÃOS.
 
APOCALÍPSE 21:5 DIZ: E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
ORA, EVIDENTEMENTE O TEXTO DIZ:
 
FAÇO NOVA TODAS AS COISAS EXISTENTES. E NÃO OUTRO MUNDO.
 
Ora, sabemos por Mateus, 24:37 ao 41, que, os que estiverem vivos, por ocasião da segunda vinda de Cristo, que serão arrebatados, serão os ímpios e não os salvos, e que apenas os mortos, ressurretos, receberão corpos glorificados e serão, sim, arrebatados antes da vinda de Nosso Senhor. ESTES SERÃO OS QUE COM CRISTO ADMINISTRARÃO O REINO AQUI NA TERRA. (Também referidos nas Escrituras como: Noiva, Esposa, primícias ou Reis e Sacerdotes)
 
O texto de Mateus 24:37, é bem claro, pois o Senhor, cita como referência os dias de Noé, onde os que foram levados foram os ímpios e os que ficaram foram os servos de Deus.
 
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também na vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; 41, Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Parece que o termo levado, na menção da passagem de Noé, não tem sido considerado, pelos evangélicos, para o restante do texto, onde diz: estando dois no campo será    levado um e deixado o outro.
 
POR OCASIÃO DA VINDA DE NOSSO REI E SENHOR, JESUS CRISTO, COM BASE EM MATEUS 24:37 ao 41 e 25:31, OS QUE SERÃO ARREBATADOS SERÃO OS ÍMPIOS, E OS JUSTOS HERDARÃO A TERRA   REGENERADA [Atos 3:21] E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS [I Co. 15: 51 e 52] NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, PARA VIVERMOS NO REINO MILENIAL DE CRISTO, NOSSO SENHOR E SALVADOR.
 
Atos 3:21.
 
O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
 
Deixando bem claro, que os que serão Reis e Sacerdotes (Noiva, primícias, Esposa) serão os mortos, salvos em Cristo, ressurretos que subirão para o céu, para um encontro com Cristo, isto está bem claro no Ap. 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Nós os que ficarmos vivos, seremos as ovelhas de Mt. 25:34. A saber a grande nação prometida a Abrão. Gl. 3:29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
 
Quero lembrar, que Clemente de Roma, Pápias e Policarpo, ambos do século II, defenderam o Pré-milenismo histórico e foram discípulos de: Pedro, Paulo e João do Apocalipse.
 
“Porque tudo isso e outras palavras foram inquestionavelmente faladas em referência à ressurreição do justo... que terá lugar depois da vinda do Anticristo, e da destruição de todas as nações debaixo do seu governo, no que os justos irão reinar na terra” Contra as Heresias 5.35.1
 
Do livro: Contra as Heresias, Século II, de Irineu de Lyon, discípulo de Policarpo que era discípulo de João que foi discípulo de Jesus.
 
TRICOTOMIA: O conceito de  existência da alma, como um ser corpóreo, que existe dentro do nosso corpo e vai para o céu quando o crente morre É ABSOLUTAMENTE FALSO.
 
De início, se faz necessário definir o que é alma, por que, por mais incrível que pareça, muitos padres, pastores e religiosos de bom nível de instrução, atualmente e podemos incluir nessa relação os da era Patrística, não tem uma idéia bem formada sobre o assunto.
ALMA É CORPO COM VIDA: Corpo animado. O termo “Alma”, portanto, se deriva de ânimo. Tudo que tem vida e se move no planeta é “alma” vivente. Sem vida no corpo a alma está morta, portanto a alma, tanto a dos homens quanto a dos animais “é mortal”. A alma, ao contrário do que pensa a maioria, não é algo etéreo, que sai do corpo e vai pra algum lugar. Alma é simplesmente vida ou ânimo.

A influência da cultura helenística sobre judeus e cristãos do IV Século a.C., até o IV Século d.C., lembrando que o cristianismo do I Século d.C., era predominantemente judaico, foi o fator motivador principal e determinante, do conceito de tricotomia.

Base Bíblica:

Gênesis 1:24, E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Fica claro aí, que cachorro, macaco, coelho são almas.
ESPÍRITO É UM CORPO INVISÍVEL QUE SÓ OS HOMENS POSSUEM. Portanto, não é alma, pois está dentro do corpo com vida, que é uma alma. É colocado quando o homem nasce e retirado quando morre. Não há, nas Escrituras endereços de onde esses corpos ficam estocados, portanto dissertar sobre isso é jogar conversa fora. Paulo disse em I Co. 15:44 Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 

DICIONÁRIO

Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu, que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário. Alma não é o mesmo que espírito. Na religião, possui grande importância, conferindo, ao indivíduo, a capacidade de fazer e viver coisas e momentos complexos logicamente, sendo a vida do ser humano, e não parte dela.

Base Bíblica:

Eclesiastes 12:7, ...e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.

Zacarias 12:1, Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que forma o espírito do homem dentro dele. 

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Gênesis 46:25-27 Estes são os filhos de Bila, a qual Labão deu à sua filha Raquel; e deu estes a Jacó; todas as almas foram sete. Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
 
Alma = vida. Morto não tem alma. A alma é “um fator divino” inerente ao nosso corpo, que direciona nossos sentimentos, atua no ambiente psíquico intelectual do indivíduo. Dirige os nossos sentidos: Visão, Olfato, Tato, Paladar, Audição. Nos dá a noção de certo e errado, nos proporciona, padrões de comportamento, sobretudo o moral, portanto, Nosso espírito está sujeito à sua influência.
 
 “Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda”  Sl. 116:8

E por fim, refutar o texto que fala sobre arrebatamento dos crentes vivos, que fora refutado por Paulo, em sua segunda carta, aos Ts., o qual, precisa ser feito com bom entendimento de Crítica Textual, sem o qual fica por conta de uma interpretação que se resume em harmonizar os fatos à luz do Plano Divino, que por sinal tem mais validade.
 
O teólogo Americano Wayne Grudem em seu livro: Teologia Sistemática, Grudem (1999, p. 962) diz:  Algumas passagens no Antigo Testamento não parecem caber nem na presente era, nem no estado eterno. Essas passagens indicam algum estágio futuro na história da redenção, muito mais grandioso que a presente era da igreja, mas que ainda não parece remover de sobre a terra todo o pecado, rebelião e morte
 
Dois fatores são determinantes para se entender os desvios que ocorreram na transmissão do Novo Testamento.
 
PRIMEIRO: A influência da cultura helenística sobre judeus e cristãos do IV Século a.C., até o IV Século d.C., lembrando que o cristianismo do I Século d.C., era predominantemente judaico. Um exemplo tenebroso que podemos citar deste período é a ideia de Platão e Sócrates, sobre o conceito de alma. Sócrates, sobre o conceito de alma imortal, colocou o nosso corpo natural, na condição de sepulcro da alma.  Isso mesmo, esse corpo que pode ser o ápice da criação do Altíssimo.
 
SEGUNDO: O sofrimento inimaginável, pela perseguição aos cristãos dos primeiros séculos, por parte de judeus e romanos. Muitos apologistas foram induzidos a produzirem respostas que não tinham, para aplacar o extremo desespero e sofrimento dos cristãos se sua época.
 
Muitas foram as causas que motivaram as variações textuais, na transmissão do Novo Testamento, erros casuais, ou intencionais, etc.. Mas os dois pontos citados acima, foram causadores das mais importantes variantes textuais do N. T. Tais erros comprometem o entendimento do Plano Divino, sobre o ponto de vista de seu contexto geral.
 
RESUMIND0:
 
Pelas Escrituras, o que vemos com clareza, dada à abundância de versos que norteiam  a correta idéia de salvação é que Cristo virá para a Terra, para regenerá-la fisicamente, exterminar os ímpios e entregar esta Terra regenerada aos escolhidos. Os mortos salvos, serão antes ressurretos e arrebatados e descerão com Cristo para esse momento tão glorioso e Esperado, como diz Paulo aos Tessalonicenses   (3:13) Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos.

Portanto, não faz sentido, irmos morar no céu e deixarmos essa Terra pegando fogo, como vemos em II Pedro 3:10  E os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Sem dúvidas isso foi acréscimo de algum copista, como sugere Orígenes:
 
Orígenes, um dos heróis da fé da Igreja do século III, registrou a seguinte queixa acerca das cópias dos Evangelhos de que dispunha:
 
As diferenças entre os manuscritos se tornaram gritantes, ou pela negligência de algum copista ou pela audácia perversa de outros; ou eles descuidam de verificar o que transcreveram ou, no processo de verificação, acrescentam ou apagam trechos, como mais lhes agrade.
 
Henrique Gomes - CCSA
15/06/23

Vídeo da Descrição acima:


Nenhum comentário:

Postar um comentário