Seja Bem Vindo!

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

1 – Evidências de um Criador

CCSA - Congregação Cristã do Segundo Advento
MÓDULO 1

O que você sabe sobre a Segunda Vinda de Jesus?

EVIDÊNCIAS DE UM CRIADOR

“O DESCONHECIMENTO DO PLANO DIVINO,
CERTAMENTE CONTRIBUIRÁ PARA A PERDA DE MUITAS ALMAS,
CREMOS QUE, A SIMPLES ATENÇÃO
AOS TEXTOS BÍBLICOS, CONSTANTES NESTA CARTILHA
PODERÁ AJUDAR A REVERTER TAL SITUAÇÃO”.


Ez. 33:8

Pois, disse o Senhor:  Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.


Introdução
  
Esta reflexão, tem como finalidade, alertar as pessoas para a Segunda Vinda de Jesus, e tem como sua única fonte a Bíblia Sagrada.

Temos observado que quando o assunto se trata da Segunda Vinda de Jesus, a maioria das pessoas, argumentam de forma equivocada que do dia e da hora ninguém sabe, somente o Pai. Afirmam assim, pelo conhecimento que possuem sobre o texto de Mateus 24:36   Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

Sabemos no entanto, que, embora o conhecimento do dia e da hora estejam guardados para a exclusiva autoridade do Pai Celestial, Jesus nos orientou que seria de nossa obrigação saber sobre o tempo: Mateus 16:2  Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. 3  E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos? I Tessalonicenses 5:4  Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. 

É de amplo conhecimento, o texto de Amós 3:7:  
Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos... Assim ele procedeu com Ló e o mesmo fez com Noé. Lucas 17:26  E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. 27  Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. 28  Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29  Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. 30  Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Ora, sabemos que nos dois casos o Senhor os avisou com antecedência. Gn. 7:4  Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. E também devemos considerar com toda a atenção II Ts. 2 que afirma categoricamente que o Senhor não virá antes que se manifeste a Abominação Desoladora de Dn. 9:27. E não haverá ressurreição e arrebatamento de mortos antes dos 1.260 dias de Dn. 12:2 e Ap. 12.

Quando os discípulos perguntaram a Jesus: (Mt. 24:3)  Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda?  O Senhor respondeu no versículo 15 do mesmo capítulo:   Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar que não deve estar; quem lê, entenda. A pergunta foi respondida desde então.


Congregação Cristã do Segundo Advento




"COMO FAZER PARTE DO PLANO DO CRIADOR"


Devemos conhecer a Deus, e aceitar a Cristo, pela nossa , Entendimento das Escrituras e Sabedoria do Espírito Santo.

·         -  Dom gratuito de Deus.

Efésios 2:8

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

·        Entendimento – Compreensão através do Exame das Escrituras Sagradas, pelo poder e a busca do Espírito Santo.

Marcos 12:24

24  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?

·        Sabedoria – Capacidade de discernir as revelações das Escrituras, assim como, o bem do mal, subjetivamente, sem recorrência intelectual e pelo poder do Espírito Santo.

Provérbios 2:7

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,

Provérbios 9:10


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.


Temos provas infalíveis, que Jesus Cristo, Yahushua é o filho de Deus e sua existência é anterior à fundação do mundo e esteve aqui na terra submetendo-se à morte, para que concluindo parte relevante do plano Divino, atendendo assim a Exigência de Deus  e o pleno cumprimento das profecias, pudéssemos ganhar a salvação de nossas "almas" (vidas neste corpo regenerado) pelo seu sacrifício de tortura e morte na cruz, um altíssimo preço pago por Deus para que possamos herdar a vida eterna.

João 17:4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Dentre as muitas razões que temos para crermos em Deus e em seu Filho, encontramos a Bíblia Sagrada, e em especial, O Novo Testamento, composto por oito autores, donde seis conviveram com Jesus Cristo, em sua vida pública e, por fim, Saulo de Tarso, que teve um contato pessoal com o Senhor, sendo jogado ao chão  na presença da guarda romana, tornado cego temporariamente, e tendo seu nome mudado para Paulo, pelo próprio Senhor. Estes, constituem-se em um número mais que suficiente de testemunhas, para fundamentar nossa crença, posto que  duas, seriam o bastante para firmar uma verdade nos nossos dias. 
  
JESUS CRISTO – A EXPRESSA IMAGEM
DO DEUS INVISÍVEL.

Hebreus 1:3

Profecias que predisseram sua primeira vinda.

Há mais de 700 anos, antes de seu nascimento, o profeta Miquéias trouxe uma profecia sobre a cidade onde Ele nasceria: Mq. 5:2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Isaías, há 650 anos antes de seu nascimento, profetizou sobre o seu ministério, seu aspecto físico e sua morte com requinte de detalhes: Is. 53:9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte.


José de Arimatéia era homem rico e com sua influência política conseguiu o corpo de Jesus, levando-o para o sepulcro de sua família: Mt. 27:57 Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. 58 Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue.

Zacarias, há 500 anos antes de seu nascimento, profetizou sobre alguém que o trairia por trinta moedas de prata: Zc. 11:13 Ora, o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.

Sabemos que Judas Iscariotes, devolveu o dinheiro a Caifás que, de  comum acordo com os sacerdotes, adquiriram um campo por nome de Oleiro, para que lá ficasse como cemitério de estrangeiros  Mt 27:7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros.

Ezequiel 44

1 Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada.

2 E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.

Esta porta está fechada até os dias de hoje, em cumprimento desta profecia.

O mais importante é que, Jesus, após a sua morte, ressuscitou ao terceiro dia, como Ele mesmo havia previsto e permaneceu durante quarenta dias, exercendo o seu ministério à vista de todos. De uma só vez esteve na presença de mais de 500 pessoas, I Co.15:6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez. E ao término dos quarenta dias, subiu ao céu à vista de muitos, prometendo voltar (Atos 1:10).

O que é mais relevante é que Ele se submeteu a estas ações para salvar-nos da morte eterna. Sei como isso pode soar estranho na mente de alguns, mas como tudo na vida, saber sobre O PLANO DIVINO, demanda algum trabalho, mas vale a pena.


"POR QUE EXISTE DIFICULDADE EM SE COMPREENDER O PLANO DIVINO"

Muitas pessoas porém, carregam grandes dificuldades em aceitar estes postulados, posto que desde o início de suas vidas foram condicionadas  à uma carga considerável, de conhecimento da equivocada ciência humana.


A ciência através do professor Charles Darwin, com seu famoso livro “Origem das Espécies”, tem sustentado durante décadas, a teoria da Evolução. Mesmo depois  do ilustre professor Darwin, aos seus 70 anos, pesarosamente ter declarado, que ela não passava de: idéias mal formadas que os homens pegaram, e delas fizeram uma espécie de religião”.
    
Após Darwin, anos mais tarde, já na década de 70, outra grande teoria evolucionista foi descoberta, porém com muito mais base científica. Nascia então “A Teoria da Evolução Química” batizada de “Biochemical  Predestination”. Desenvolvida pelo cientista Dr. Dean Kenyon. 
 
Esta obra, que revolucionou o mundo científico, tornou-se um best-seller. Uma evidência notável no meio científico, que durante vinte anos permaneceu intocável. Mas, o mais interessante de tudo, é que cinco anos após sua editada, seu criador o então Dr. Kenyon, já duvidava de sua plausividade. Que hoje foi, por ele mesmo descartada por completo. Disse ele:

Não existe a menor chance de uma origem, através da evolução química, para até mesmo os níveis simples das células. Assim o conceito da vida, sendo o resultado de um projeto inteligente [Deus], que tornou-se imensamente atrativo para mim, faz muito sentido e combina intimamente  com as descobertas múltiplas da biologia molecular.


“Palavras do Dr. Dean Kenyon”

Cabe-nos salientar ainda, que há mais de quatro décadas, os astrônomos envolvidos no projeto “SETI – radioastronomia: Busca por Inteligência Extraterrestre”, buscam exaustivamente por informações sobre inteligência extraterrestre. Monitoram 24 horas por dia, sinais de rádio no espaço, numa tentativa frustrante de encontrar padrões ricos em informações, que possam de alguma forma ajudá-los a entender o princípio da criação.


Até hoje os cientistas não detectaram nenhum padrão de informação, que mostre inteligência fora de nosso planeta (é bom lembrar que bilhões foram gastos nestas pesquisas).

Vemos aí os dois evolucionistas notáveis, portanto homens honrados, posto que vieram a público e descartaram suas próprias teorias.

Homens, "ilustres", como Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Karl Marx, Charles Darwin e tantos outros, quiseram fazer o mundo acreditar que Deus não existe, e que o homem poderia definir seu próprio destino. 

O que é mais interessante, os homens apostaram tudo nesta causa. As escolas ensinaram isto às crianças, que hoje são adultas e continuam, erradamente, a ensinar outras crianças. 

Agora, o mundo ruiu, na obscenidade, na lascívia, na promiscuidade, nos vícios, na criminalidade, no aborto, na usura, na mentira, na fraude, na falta de amor ao próximo e no descaso pela natureza. 


O incrível é que ninguém divulga as descobertas científicas que comprovam que a Bíblia é verdadeira e que os cientistas que tentaram provar que Deus não existe, estavam enganados.

A BÍBLIA É VERDADEIRA

O estudioso alemão, Dr. Werner Gitt,   ex diretor   do  Instituto Federal de Física e Tecnologia de Braunschweig, Alemanha, após ter calculado a possibilidade de o cumprimento das profecias bíblicas terem se dado por acaso, chegou ao seguinte resultado: A possibilidade é da ordem de 10 elevado à potência negativa (-) 980.


Na prática ele comparou ao universo como saturado de formigas, medindo cinco milímetros cada, e tendo apenas uma formiga vermelha misturada às demais, alguém de olhos vendados, após algumas voltas interestelares, no meio das formigas, lançando a mão em qualquer direção, apanhar a única formiga vermelha.


A travessia do Mar Vermelho, e a arca de Noé, são fatos relevantes das evidências bíblicas. Por mais que, homens dissimulados, queiram contestar, com os mais diversos argumentos, hoje podemos provar, com evidências oculares, estes grandes feitos do Deus Criador.

Êxodo 14:15


Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.


Estudiosos quiseram afirmar que a travessia do povo hebreu, dirigida por Moisés, ocorreu num ponto muito acima do Mar Vermelho, onde as águas não são profundas, cuja região era chamada de Mar de Juncos. Ignoram o fato de que o Rei Salomão, colocou, na margem do território Árabe, um marco para a referência geográfica da travessia, que hoje foi retirado pelas autoridades sauditas. Veja a foto, de quando ele ainda lá se encontrava:

Deus, não só abriu o mar, como também, elevou o seu leito.

O pesquisador, Ron Wyatt, mergulhou no local e pode nos trazer estas preciosas fotos, para a decepção dos incrédulos. Junto com os destroços das bigas do Faraó estavam também, ossadas dos cavalos. 
Imagens do fundo do Mar Vermelho

Ron Wyatt


O monte Sinai falso, maciçamente visitado

Gl.4:25

Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia

O monte Sinai do Egito, tradicionalmente conhecido e maciçamente visitado por turistas há décadas, recebeu esse nome, quando o Imperador Romano Justiniano, fundou o monastério de Santa Catarina, no 527, dois  anos depois de Helena, mãe de Constantino ter ali fundado uma pequena igreja no mesmo vale, na península do Sinai. Ora, qualquer cristão medianamente interessado, sabe que o monte Sinai onde o Senhor falou a Moisés fica no Vale de Midiã, Arábia Saudita, portanto fora do território Egípcio.

O verdadeiro, visitação proibida pelos sauditas

Deuteronômio 4:11

E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte (Horebe); e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão;
12  Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.


Os pesquisadores Ronald Wyatt, Bob Cornuke, Larry Wiliams e o casal Jim e Penny Caldwell, trouxeram não poucas imagens e amostras de pedras do monte Horebe (Sinai), para análises, onde fica comprovado que o fogo veio de fora para dentro da rocha, ao contrário do que parece ser; atividade vulcânica.

[ATENÇÃO: Há grande controvérsia no meio científico/arqueológico sobre a veracidade destas descobertas, porém temos que considerar os grandes interesses econômicos envolvidos, para que tais fatos não sejam tidos como verdadeiros. Só a reconsideração da rota do êxodo, desenhada em todas as bíblias, seria algo bastante indesejado, sem falarmos no prejuízo do turismo, que vem explorando locais falsos, há muitos anos. Basta imaginar que o monte Sinai, visitado por milhares de turistas todos os anos, não seja o verdadeiro. Todos os guias turísticos e empresas de viagens, teriam que prestar contas.]


A Arca de Noé é  outro  grande  fato arqueológico,  que  comprova a  veracidade  da Bíblia. Por muito tempo permaneceu desacreditado pelos homens, mas agora podemos confirmá-lo com nossos próprios olhos.


Ron Wyatt e sua equipe encontraram a Arca de Noé no monte Ararat, eles encontraram-na, a uma altitude de 4 mil metros no monte que fica ao leste da Turquia, na fronteira com o Irã.


Como está escrito no livro de Gênesis 6:14
 Deus ordena a Noé o seguinte:

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás,... 17 Porque eis que eu trago um dilúvio de  águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus...18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.


Gn.7:7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio... e as janelas dos céus se abriram, 7:12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. 20 Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. 8:4 E a arca repousou no sétimo mês,... sobre os montes de Ararate.


BIÓLOGO FRANCIS COLLINS AFIRMA QUE CIÊNCIA
NÃO EXCLUI DEUS


O biólogo americano Francis Collins é um dos cientistas mais notáveis da atualidade.

Diretor do Projeto Genoma, bancado pelo governo americano, foi um dos responsáveis por um feito espetacular da ciência moderna: o mapeamento do DNA humano, em 2001. Desde então, tornou-se o cientista que mais rastreou genes com vistas ao tratamento de doenças em todo o mundo. Collins também é conhecido por pertencer a uma estirpe de cientistas cujo compromisso com a investigação do mundo natural não impede a profissão da fé religiosa.

Ele lançou há pouco nos Estados Unidos o livro The Language of God (A Linguagem de Deus). Nas 300 páginas da obra, o biólogo conta como deixou de ser ateu para se tornar cristão aos 27 anos e narra as dificuldades que enfrentou no meio acadêmico ao revelar sua fé. "As sociedades precisam tanto da ciência como da religião. Elas não são incompatíveis, mas complementares", explica o cientista.



Após nossa breve incursão, pelas profecias bíblicas, pelas testemunhas que conviveram com Jesus (Yahshua), e as descobertas arqueológicas  que comprovam que a bíblia é verdadeira, não nos resta outra coisa, senão crer que Deus tem um plano e vai segui-lo, quer acreditemos ou não.

Ao falarmos sobre o plano divino, nos vem à mente, a colocação feita por  Lawrence Olson, que diz: O amor de Deus se estende em direção ao ser que Ele mesmo criou na sua própria imagem, e assim mesmo antes da queda do homem, prevendo essa calamidade, já havia preparado *“O Cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo” que daria sua vida em resgate da humanidade. (Ap. 13:8).


Deus não é apenas um Deus de amor, como também de justiça absoluta, e caráter perfeito. Sua justiça exige que se dê plena satisfação pelos delitos cometidos contra o santo divino concerto. A pena terá que ser aplicada ao transgressor.  Por incrível que pareça, apesar de Deus ter preparado um caminho pelo qual o homem pode voltar ao Seu favor, nem todos os homens estão dispostos a aceitar esta provisão tão graciosa. O homem é dotado de livre arbítrio e, querendo ele,  pode colocar sua inexpressiva vontade em oposição ao Ser que o criou.

[Somente a Bíblia Sagrada, expressa literalmente as atitudes e desejos do Criador. Composta de 66 livros, milhares de profecias cumpridas e outras para se cumprir. A Bíblia Sagrada é o livro mais antigo e o mais lido do mundo.]

Temos, portanto, observado nas Escrituras Sagradas, que Deus vem estabelecendo condições ao longo das etapas da vida do homem, a fim de que o mesmo reconheça por si, a criação e a própria vontade de Deus. Para tanto, Ele em sua infinita paciência e sabedoria, tem falado pelas Escrituras, através de seus Profetas, dando-nos a orientação necessária para prosseguirmos em direção à vitória, cujo caminho determinado por Ele é o Seu próprio Filho, o Cordeiro, que deu sua vida para que pudéssemos ser salvos.
  
Amós 3:7

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.


 A VITÓRIA DO HOMEM EM NOSSO SENHOR YAHUSHUA
  
Quando se fala em Jesus (Yahushua), vem à mente da maioria das pessoas, um humilde carpinteiro, que reuniu um grupo de amigos, andou pelas regiões da Galiléia e Judéia, distribuindo um monte  de  conselhos,  alguns   até muito importantes e subjetivos. Um judeu, que  em torno de seus  trinta anos, depois de ter sido rejeitado pelo seu povo, na presença de muitas testemunhas, foi crucificado por Pôncio Pilatos no governo romano de Tibério César, há quase dois mil anos atrás e pouquíssimas pessoas crêem absolutamente em sua ressurreição e ascensão aos céus.   Isto é verdade, mas é quase nada, diante da realidade que é Yahushua Hamashiach (Jesus o Messias)



Veja com atenção a conversa que Ele teve com Deus, antes de sua crucificação:  João 17:4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Podemos observar o seu poder em: Colossenses 1:16 porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas.

Ele voltará: Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso... Também é eterno: Ap. 1:18 Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.


"COMO FAZER PARTE DO PLANO DO CRIADOR"
   
Sempre, o homem fez a si duas perguntas: De onde vim? e para onde irei? Mas a pergunta que sempre o preocupou foi a segunda: Para onde irei... depois da morte?

O pensamento de uma vida após a morte, sempre o perseguiu, não por acaso. Está escrito na Bíblia Sagrada, no Livro de Eclesiastes, Capítulo 3, Versículo 11:

"Tudo (Deus) fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim".


Vemos pelo versículo acima, que o sentido de vida após a morte, é inerente à mente humana. Mas quem estaria apto a nos ensinar a respeito de vida após a morte? Teria que ser alguém que tivesse passado pela morte, revivido e voltado para contar, vivendo eternamente após. Somente uma pessoa neste mundo mostrou-nos ter esta experiência.

Mateus 28:7

"Ide depressa, e dizei aos seus discípulos que Ele (Jesus) ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito. 8 e, partindo elas apressadamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos 9 e eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram".
  
I Coríntios 15:19

 “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.
  
Vimos anteriormente que seis homens, testemunharam, escreveram e fizeram parte da vida pública de Jesus. Sabemos ainda, por intermédio destas testemunhas oculares, que Jesus Cristo, o Messias (Yahushua) voltou dos mortos para nos mostrar, que há vida após a morte, e com isso exemplificou a ressurreição dos mortos, em sua Segunda Vinda. É por esta razão que temos que nos esforçar, para saber tudo sobre Jesus. O apóstolo Paulo escreveu em sua Primeira Carta aos Coríntios, no Capítulo 15, Versículo 3:
  
"Porque, primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras; 4 que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as escrituras; 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 7 depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; 8 e por derradeiro de todos apareceu também a mim".
  

I Coríntios 15:12

Ora, se pregamos que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
  

Seria necessário muito tempo e trabalho para escrever um pouco sobre Jesus, mas mesmo assim podemos citar, rapidamente, alguns pontos bíblicos, relevantes a seu respeito.


"O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE YAHUSHUA O CRISTO"
  
1- Filho Unigênito de Deus. João 3:16

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele".

2- Eterno antes e depois. Apocalipse 22:12

12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. 13 "EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O DERRADEIRO", o princípio e o fim. 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.

3- Existia antes de o mundo existir. João 17:3

"depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: pai,...4 eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5 agora, pois, glorifica-me tu, ó pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse".

4- Co-autor da Criação com Deus. João 1:1

"no princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 todas as coisas foram feitas por intermédio dele,
e sem Ele nada do que foi feito se fez".

Colossenses 1:15


"(Jesus) o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas".

5- Uma pessoa só em Deus. I João 5:7

“Porque três são os que testificam no céu: o pai,
a Palavra (Filho, Ap. 19:13) e o Espírito Santo:
e estes Três são Um”.
(Conceito de Deus tri uno)

EZEQUIEL 44:2


2 E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.




Jesus passou por essa porta (a que está embaixo dela) pouco antes de sua crucificação, foi fechada por seus opositores por que ha uma profecia que diz que Ele voltará e entrará pela porta oriental, eles não sabem que Ele vai destruir essa cidade, por ocasião de sua vinda (Zc. 14:4 e 8) e trará a  outra, com outra porta gloriosa para a sua entrada em glória.

6- O único que pode salvar. I João 5:11

"e o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna".

7- O único Caminho. João 14:6

"respondeu-lhe Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".

Mateus 7:13

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram".

8- Veio e voltará. Atos 1:10

"Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, 11 os quais lhes disseram: varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir".

9- Governará o mundo durante o período de mil anos, onde viveremos em perfeita harmonia, livres de doenças e calamidades.

 Apocalipse 20:6


"E REINARÃO COM ELE DURANTE OS MIL ANOS"


  
Isaias 11:6


"Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. 7 a vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. 8 a criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco. 9 não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do senhor, como as águas cobrem o mar".





Após a segunda vinda do Senhor, viveremos em  um local eterno, indescritível.

I Coríntios 2: 9

"Mas, como está escrito: as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 10 por que Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus".


PROVERBIOS

Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?

Nome do Altíssimo Pai: יהוה = Yahw [Yhau ou Yhaurr (com duplo "r" mudo no final)].

Êxodo 3:15

"E Elohim disse mais a Moshê: Assim dirás aos filhos de Israel: יהוה (YHWH) Elohim de vossos pais, Elohim de Abraão, Elohim de Isaque, e Elohim de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração."

Nome do ungido: יהושוע = Yahw’shwa [Yahushua].

A salvação vem dos Yahudim (povo do Deus Pai Yahu = judeus), esse nome deve ser de origem hebraica, portanto, nem grega e nem romana. 


João 4:22

“...nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus”.
O nome sagrado do Eterno, se apresenta pelas quatro consoantes hebraicas do tetragrama יהוה, que transliterado obtém-se: Yod, He, Vav, He. Regra: “nomes não são traduzidos e nem podem ser adaptados”. Principalmente quando possuem significado, ainda mais este com tal envergadura, portanto devemos ter pleno conhecimento do nome correto do Filho unigênito de Deus Pai: YAHUSHUA. 

Atos 4:12

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro NOME há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.


Mt. 1:21

E ela dará à luz a um Filho, e tu chamarás Seu Nome de
יהושוע = yahushua, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.


Lc. 2:21

E quando se completaram os oito dias para a brit milah
do Menino, Seu Nome foi chamado = יהושוע = yahushuah = que fora
assim chamado pelo malach celestial, antes que Ele fosse
concebido no ventre.

Adotamos “Yahushua”, como nome do Ungido, nosso salvador e “Yahushua”, com a responsabilidade que nos é imposta pela importância do assunto, uma forma mais simplificada, devido a condição de humildade de nosso povo, bem como uma melhoria fonética, levando-se em conta a preservação do seu significado: “O ALTÍSSIMO SALVA”.

Com relação à forma JESUS, que temos chamado o messias, o máximo que podemos concluir é que se trata de um apelido carinhoso, mais pronunciável em nosso idioma, pelo qual ficamos conhecendo nosso salvador, desde o princípio e que também é ampla e tradicionalmente usada em nosso país, não sendo hoje possível retirá-la dos cânticos ou deixar de usá-la em nossas pregações, para não gerar animosidade entre os menos esclarecidos neste assunto.

Atos 17:30

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.

Números 6:27

“Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.

Isaías = Yesha’yahu
Jeremias = Yirmeyahu
Zacarias = Z’kharyah
Mateus = Mattityahu
Nemias = Nechemyah
Yahu'shua

O nome Jesus, vem do grego Iésous, iésu, Jesu e por fim Jesus, porém, não contem nem o nome do Pai e nem o verbo salvar.



Por – Henrique Gomes
Pesquisas e Web Desing – Mario Augusto Soares

8ª rev. 05/12/2023

Um comentário: