Seja Bem Vindo!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

“A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”. - II Coríntios 3:6


“A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”.
II Coríntios 3:6



Dicionário Aurélio: Letra, Item 5 - Sentido claramente expresso pela escritaSeguir à risca a letra da “lei”.


Reiterando: O sentido de a letra mata em II Cor. 3: 6 é “a lei ao pé da letra mata”.


A análise do significado das palavras, é de fundamental importância para a compreensão de textos. Sabemos que os cristãos do primeiro século, por não possuírem a bíblia, principalmente o Novo Testamento, tinham uma grande tendência de incorporar ensinamentos judaicos aos seus costumes, razão pela qual, vemos por várias vezes, Paulo tendo que admoesta-los. Podemos ver este comportamento em Gálatas 5:4 e 5, Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaíste.


Faço três perguntas às pessoas que não examinam a bíblia, e por inocência  aplicam  II Coríntios 3:6, de forma equivocada:


1- Se examinar as escrituras mata, como poderiam ser mais nobres os crentes de Beréia?

2- Como Apolo poderia  ser poderoso nas escrituras, sem a unção do Espírito Santo e sem o  exame das Escrituras?

3- Como Manejar bem a palavra da verdade, sem o  conhecimento das Escrituras?

Se o sentido da frase: "A letra mata" de II Coríntios 3:6 fosse não examinar as escrituras, sem dúvida, Jesus não teria dito "quem lê entenda" em Mateus 24:15, ou os seguintes versículos estariam todos discordantes a este princípio, o que não dá pra se imaginar.


Marcos 12:24   Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras, nem o poder de Deus?


Atos 6:3  Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.


Nota - Meu conceito de sabedoria é: A virtude de se processar as informações, transformando-as em algo compreensivo e proveitoso. Neste caso as informações são as escriturísticas.


Atos 17:11  Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. 12 De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.

Atos 18:24  Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. Como ser poderoso nas escrituras, sem a unção do Espírito Santo e sem o estudo sistemático das Escrituras?


II Timóteo 2:15  Procura apresentar-te diante de Deus, aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Como Manejar bem a palavra da verdade, sem o conhecimento das Escrituras?


Examinar criteriosamente as escrituras, é uma prova de amor às almas que precisam de instrução e conseqüentemente uma prova de amor a Deus, sem contar que dependemos da sabedoria divina que provem da Bíblia, já que cremos que ela foi inspirada pelo Espírito Santo.


Em minha opinião, uma das coisas que mata é assistir TV. e não ler absolutamente nada.

www.facebook.com/Congregação Cristã do Segundo Advento

henrique gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário