Seja Bem Vindo!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

JUDAÍSMO - PEQUENO COMENTÁRIO


JUDAÍSMO - PEQUENO COMENTÁRIO


Caro amigo:

Não tenho o menor interesse em desviá-lo dos santos caminhos do Eterno, porém peço-lhe a gentileza de considerar as palavras de dois Judeus: Um, respeitado pelos judeus e honrado contemporâneo de Jesus, que por sinal escreveu a história dos hebreus, e tem vários livros editados em muitos idiomas inclusive em Português, (tenho um em minha cabeceira), nome: Flávio Joséfo.

O outro, o respeitado erudito Judeu Americano,  Phd e doutor em Deidade: David H. Stern O grande trabalho de Stern é a Bíblia Judaica Completa, sua tradução para o inglês do Tanakh e do Novo Testamento (ao qual os messiânicos refenciam pela frase em hebraico do livro do profeta Jeremias/Yirmeyahu capítulo 31, "B'rit Chadashah", Nova Aliança). Uma das maneiras em que ele trata a questão é deixar a maioria dos nomes próprios na sua forma transliterada, e no Novo Testamento substituindo nomes próprios com o hebraico ou palavras transliteradas. Outras decisões incluem a tradução de frases gregas sobre 'a lei' como tendo a ver com o 'legalismo da Torá'.

Vou usar a tradução do judeu Istern, se me permite. Quero acreditar que um judeu jamais tem qualquer simpatia com os Romanos, posto que sabemos do comprometimento da Igreja Católica com a chacina judaica, na Alemanha nazista de Hitler.

Quero começar citando um depoimento de “Yosef Ben-Matityahu”, Flávio Joséfo, quase contemporâneo de Jesus: De família sacerdotal, judeu nobre, da linhagem dos sacrificadores, das primeiras vinte e quatro linhas que a compõe, de cuja dignidade está acima de todas. Do lado de mãe, descendente de reis, do ramo dos asmoneus, os quais por longo tempo possuíram o reino e a suprema sacrificadura, entre os hebreus.

Este judeu, não cristão, contemporâneo de Jesus Cristo, admitiu, a respeito de Nosso Senhor e Deus, em sua época, o que segue:


Escrito por ele mesmo, extraído do seu livro:
“HISTÓRIA DOS HEBREUS”

 Jesus ensinava aos que tinham prazer em ser instruídos na “verdade” e foi seguido não somente por muitos  judeus, mas também por muitos gentios. Era o CRISTO. Os mais ilustres da nossa nação acusaram-no perante Pilatos e ele fê-lo crucificar. Os que o haviam amado durante a vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressuscitado e vivo no terceiro dia, como os santos profetas o tinham predito e que Ele faria muitos outros milagres. É dele que os cristãos, que vemos ainda hoje, tiraram seu nome.

Você mencionou em sua comunicação que o Cristianismo era invenção da Igreja Católica Romana.

Quero deixar aqui, minha convicção de que o Cristianismo é uma religião Judaica e não Romana, nasce quando João Batista, filho de Zacarias é impelido para o deserto à beira do Jordão e anuncia a Cristo.

Todas as 7 testemunhas que escreveram o novo testamento e 5  que conviveram com Jesus e que iniciaram o Cristianismo eram Judeus e só pra concluir o Cristianismo entrou em Roma para se tornar catolicismo romano, por Constantino no ano 313, ou seja século IV, não podemos deixar de considerar que livros e livros foram escritos anteriormente, sacramentando a evolução do cristianismo judaico até que Roma entrasse em cena.

Escreveram sobre o cristianismo judaico, Do século II até o século IV, nomes como o de Clemente de Roma, Clemente de Alexandria, Inácio de Antioquia, Policarpo, Justino o mártir, Irineu de Lião, Origines, Tertuliano e outros, que foram os responsáveis por transmitir os ensinamentos bíblicos, nesta época de extremo sofrimento pela perseguição romana. Estes, Merecem, não pouco reconhecimento por sua fé, virtude e zelo que nutriam pelo corpo de Cristo na terra – a Igreja de Cristo.

Atribuir o cristianismo à Igreja Romana, é um equívoco muito grande, pois é desconsiderar 250 anos de perseguição e massacre aos cristãos pelos imperadores romanos, antes de Constantino e isso não está registrado na bíblia, mas em toda a história romana e cristã, paralelamente.

O Novo Testamento, foi escrito originalmente em Grego, e o trabalho de tradução para outras línguas  começou bem cedo, por volta de 150 E.C.

Os estudiosos dizem que temos mais de 4.000 manuscritos gregos do Novo Testamento, 8.000 da vulgata latina, e pelo menos 1.000 de outras versões antigas. Se somarmos todos teremos mais de 13.000 manuscritos de todas as partes do Novo Testamento, sem mencionar os 1.700 fragmentos do Antigo Testamento hebraico e  as 350 cópias da Septuaginta grega.


RESPOSTAS PARA WESLEY

Wesley - Judeu

É muito importante analisar os detalhes para que não sejamos enganados, pois não devemos crer e sim saber. Crença pode ser qualquer uma é possível crer em qualquer coisa, mas nosso objetivo não é esse, queremos saber a verdade para servir a yahwe corretamente e não crer em mentiras e adorar qualquer ídolo. a fé cega só tem colaborado com o sistema no engano e manipulação de todos os povos, através da religião. devemos raciocinar. o melhor educador que você pode ter é você mesmo. Os doutores da lei só têm ensinado mentiras, através das instituições religiosas e educacionais, para MANTER O POVO AMORDAÇADO.

quando os judeus criaram o novo testamento, eles se esforçaram para conectar yehushua / jesus, o ídolo que eles criaram a partir da mitologia, à semente de david, então, o primeiro livro do novo testamento já faz uma tentativa frustrada de nos convencer de que este yeshua / yahushua / jesus é o machiach de yisrael, que os hebreus aguardavam.

Matithyahu / mateus 1:18 – “ora, o nascimento de yeshua hamashiach foi assim: estando miryam, sua mãe, desposada com yoseph, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo ruach hakodesh”. quem conhece a torah sabe que isto é um disparate, pois yah jamais daria ordem ao ruach ha kodesh (espírito santo) para pôr a semente em uma moça que está comprometida com outro homem.

 Henrique – Cristão

Na minha opinião não há qualquer inconveniente o espírito santo gerar filho em uma virgem que está para se casar, se fosse depois de casada sim.

Wesley - Outra observação é que o descendente de david era yoseph (josé) e se yeshua / yahushua / jesus era filho de miryam (maria), que o concebeu através do ruach hakodeh (espírito santo), esta semente não é de yoseph (josé), portanto, não descende de david. mateus 1:19 – “mas josé, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente”. 20 – “enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do senhor, dizendo: josé, filho de davi, não temas a receber maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do espírito santo”.

primeiramente, o evangelho de mateus, supostamente, foi escrito por um apóstolo de jesus. o criador não fala através de apóstolos e sim de profetas. amots / amós 3:7 – “certamente, yhwh não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus profetas”.

deuteronômio 18:15-22 e amós 3:7 mostram que yah fala somente através de profetas, portanto, se um apóstolo diz coisa semelhante, nós não temos que prestar atenção porque yah já nos disse como ele iria se comunicar conosco.

Henrique - Epaaaa!, Mateus relatou uma visão  de Maria, que era ainda virgem, segundo ela mesma, não profetizou nada, espera aí meu jovem.

E com relação ao sangue de Davi, é simples: Maria era prima de Isabel que era filha de Arão da linhagem sacerdotal de Davi. (discussão boba essa, mas...)

Wesley - Até porque mateus 1:21 diz que o nome do filho seria yeshua / yahushua / jesus, mas isaías 7:14 diz que o nome do filho seria imanuel, dois nomes completamente diferentes, com significados diferentes.

Henrique - Não vejo, problemas de chamar meu serralheiro de Zé da pinga, e Yashua de Deus está conosco. Plenamente normal, Até porque Yahshua, significa Yahw Salva.

Weslei - Como podemos observar, o novo testamento "mente" desde o primeiro livro. leia o tanakh (antigo testamento) "e aparte-se do novo testamento por que ele mente desde o primeiro capítulo. deixe de crer por que quem crê é porque não está seguro".

Fé é crer naquilo que não sabemos, não vemos, aquilo de que não há evidências, não há provas e, muitas vezes, não há lógica.

Henrique – Vamos às Escrituras:

Habacuque 2:4

... mas o justo pela sua fé viverá.

Hebreus 11:1

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7  Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Wesley- Empenhe-se em saber. estude você mesmo, sozinho. desconfie de quem tenta imputar, na sua mente, a fé em qualquer deus que não seja yhwh, o criador. se você deseja adquirir conhecimento do criador, estude de Gênesis a Malaquias porque yhwh não muda. ele é o mesmo do passado, é o mesmo hoje e será o mesmo sempre. yhwh é único. Estude de Gênesis a Malaquias e ponha em prática o que aprendeu.


Henrique - Quando estudo de Gn. a Mq, passo inevitavelmente, por Daniel 9:27, que me mostra que o ungido seria retirado da Terra, como matematicamente foi, no primeiro século e em Zacarias 14:9, que ele volta pra reinar por toda a terra, e ainda em Daniel o seu reinado será eterno.

PELA VISÃO DA ESTÁTUA DE NABUCODOSOR  PODEMOS VER QUE YAHSHUA VOLTA PARA REINAR PARA SEMPRE COM YHAWE.

Daniel 2:44  

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.

Em Daniel 7:13-14, Daniel afirma: 

Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

Ap. 1:7  CUMPRIMENTO

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8  Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Zacarias 9:9 -  PROFECIA

9  Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

Mt 21:4  Cumprimento de profecia

Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5  Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6  E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7  Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.

“POBRE”

Jesus Cristo, Yeshua, veio, foi transpassado ressurreto e voltara:

Zacarias 12:9 PROFECIA

E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;

"Este dia está chegando".

10  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
11  Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.

Ap. 1:7  CUMPRIMENTO

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8  Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Isaias 63:2 - PROFECIA 600 a.e.c.

Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele QUE PISA NO LAGAR? 3 Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei NO MEU FUROR; E O SEU SANGUE SALPICOU AS MINHAS VESTES, E MANCHEI TODA A MINHA VESTIDURA. 4 Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado.

Apocalipse 19:13 - PARA CUMPRIMENTO e.c.

E estava vestido de uma VESTE SALPICADA DE SANGUE; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. ...e ele mesmo é o que PISA O LAGAR DO VINHO DO FUROR E DA IRA DO DEUS TODO-PODEROSO.

Isaias 53:5 - PROFECIA 600 a.c.

Mas, de fato, ELE FOI TRANSPASSADO por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados. 6 Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.…

Salmo 22:16 - PROFECIA - 1000 a.e.c.

Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, TRASPASSARAM-ME AS MÃOS E OS PÉS. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES, E LANÇAM SORTES SOBRE A MINHA ROUPA.

João 19:23 - CUMPRIMENTO e.c.
23 Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A TÚNICA, PORÉM, TECIDA TODA DE ALTO A BAIXO, NÃO TINHA COSTURA. 24 DISSERAM, POIS, UNS AOS OUTROS: NÃO A RASGUEMOS, MAS LANCEMOS SORTES SOBRE ELA, PARA VER DE QUEM SERÁ.
   
Este texto  de Isaías 9:6  Tem mostrado
à mim e à muitos, que o Messias veio e é Deus:

Pois uma criança nos nasceu, um filho nos foi dado, o domínio repousará sobre seus ombros, e a ele será dado o nome [Pele-Yo’etz El Gibbor Avi-‘Ad Shar Shalom] = Maravilha de conselheiro, Deus poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, de modo que estenda o domínio e perpetue a paz...

Ezequiel 43:


1 Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada.

2 E disse-me o SENHOR (YAHWE): Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR (YAHSHUA), o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.

Isaías 7 - PROFECIA

14  Portanto o próprio Adonai, dará a vocês um sinal: A jovem engravidará, dará a luz um filho e o chamará Immanu El  [Deus está conosco].

Mateus 1:22 - CUMPRIMENTO

Tudo isso aconteceu para cumprir o que Adonai disse por meio do profeta. Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Immanu El, Que traduzido é: Deus está conosco.

Os versículos acima, foram traduzidos dos originais hebraicos e gregos, por, David H. Stern. (judeu)
  

JESUS CRISTO – A EXPRESSA IMAGEM
DO DEUS INVISÍVEL.

Hebreus 1:3

Profecias que predisseram sua primeira vinda.

Há mais de 700 anos, antes de seu nascimento, o profeta Miquéias trouxe uma profecia sobre a cidade onde Ele nasceria:
  
Mq. 5:2 PROFECIA

Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Isaías, há 650 anos antes de seu nascimento, profetizou sobre o seu ministério, seu aspecto físico e sua morte com requinte de detalhes:
  
Is. 53:9 - PROFECIA

E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte.

José de Arimatéia era homem rico e com sua influência política conseguiu o corpo de Jesus, levando-o para o sepulcro de sua família:

Mt. 27:57 - CUMPRIMENTO

Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. 58 Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue.

Zacarias, há 500 anos antes de seu nascimento, profetizou sobre alguém que o trairia por trinta moedas de prata:

Zc. 11:13 - PROFECIA

Ora, o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.

Sabemos que Judas Iscariotes, devolveu o dinheiro a Caifás que, de  comum acordo com os sacerdotes, adquiriram um campo por nome de Oleiro, para que lá ficasse como cemitério de estrangeiros 

Mt 27:7 - CUMPRIMENTO

E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. 8  Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue. 9  Então se realizou o que vaticinara o profeta Zacarias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, 10  E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.

Isaías 53:3 - PROFECIA

Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

João 1:11 - CUMPRIMENTO

[Jesus] Veio para os seus, mas os seus não o receberam.

Isaías 53:7 - PROFECIA

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
  
Mateus 26:62 - CUMPRIMENTO

E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? 63  Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.


Isaías 50:6 - PROFECIA

Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.
  
Marcos 14:65 - CUMPRIMENTO:

...e alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: profetiza. e os guardas receberam-no a bofetadas.

Isaías 53:4 - PROFECIA

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa, nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Mateus 8:16 - CUMPRIMENTO

Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos.  17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

O mais importante é que, Jesus, após a sua morte, ressuscitou ao terceiro dia, como Ele mesmo havia previsto e permaneceu durante quarenta dias, exercendo o seu ministério à vista de todos. De uma só vez esteve na presença de mais de 500 pessoas, I Co.15:6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez. E ao término dos quarenta dias, subiu ao céu à vista de muitos, prometendo voltar (Atos 1:10).

I Corintios 15:3  Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4  E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5  E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 6  Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 7  Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. 8  E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.

Aí em cima estão vários  versículos relacionados com Yahshua, no Antigo Testamento.

Agora, quem vai dar um conselhozinho sou eu: Negar a cristo em sã consciência, por convicção, como você está negando, pode ser extremamente perigoso, e segundo alguns estudiosos, este se enquadra no pecado contra o Espírito Santo que não há perdão. Por acaso fiz um profundo estudo sobre isso. Reflita melhor. Negar a Cristo também trás riquezas materiais e muita felicidade neste mundo secular, tenho prova, pelos meus amigos que negaram.

Henrique Gomes
24 de novembro de 2.014
Congregação Cristã do Segundo Advento

Nenhum comentário:

Postar um comentário