Seja Bem Vindo!

Contador de visitas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O MILÊNIO - 1


O MILÊNIO - 1
.
DO LIVRO “ASSUNTOS PROFÉTICOS”
DO PASTOR CÉLIO MACEDO
DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS – REPRODUÇÃO PROIBIDA
 
 
 
Quando o Ultimo Adão (I Co. 15:45) tomar posse do Seu reino e Se manifestar ao mundo com os Seus (os santos), a maldição da Terra será tirada. Is 11:7-9: "A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comera palha como o boi. Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se enchera do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar."  29:17: "Porventura, não se convertera o Líbano, num breve momento, em campo feral? E o campo fértil não reputara por bosque?"  32:15: "Ate que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto: então o deserto se tornara em campo feral, e o campo fértil será reputado por um bosque." Is 55:13: "Em lugar do espinheiro crescera a murta; o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.”.

Abundância será a sorte de cada um. Não haverá mais guerras! Ml 4:3: "E pisareis os ímpios, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos." Is 2:3-4: "E virão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, a casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas, porque de Sião sairá a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor. E Ele exercerá o seu juízo sobre as gentes, e repreendera a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e a suas lanças em foices: não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear. Porque toda armadura daqueles que pelejavam com o ruído, e os vestidos que rolavam no sangue serão queimados, servirão de pasto ao fogo.”

Haverá certamente um tempo glorioso na Terra. Quando ouvimos, na atualidade, os gemidos da criação; quando contemplamos a dor e a miséria apossando-se da Terra; quando compreendemos que a iniqüidade impera; quando constatamos o pouco conhecimento que há de Deus; quando ouvimos blasfemar o Seu santo nome, então anelamos pelo momento que dará inicio a este glorioso reino de paz verdadeira. 
Que regozijo quando o homem não tiver que se preocupar com o medo da guerra e das suas conseqüências; quando o homem não envelhecer mais e não tiver de morrer ao cabo de alguns decênios, mas com a idade de 100 anos será ainda jovem; quando nenhuma criança de peito, jovem ou adulto, tiver de morrer. A justiça reinará na Terra! E a Terra se enchera do conhecimento de Jeová. E de ano a ano os povos irão, a Jerusalém para ali O adorar!

 O Milênio ocorrerá na Terra
 
Alguém ainda tem duvida de que o milênio de Cristo não será na Terra? Por mil anos Ele reinará na Terra com seus santos, conforme as profecias e promessas da Bíblia. Muitos acham difícil Jesus vir aqui para reinar mil anos. Isso é puro raciocínio humano, a parte da analogia bíblica, que é um fato estabelecido. Ora, muito mais difícil foi Ele vir ser humilhado, sofrer e morrer como homem, levando sobre Si a nossa maldição, os nossos pecados. E isso Ele fez. Então, qual é mais fácil: vir para morrer, ou vir para reinar?
 
O milênio é a última dispensação concernente a humanidade. O milênio é a "dispensação da plenitude dos tempos", Segundo Efésios 1:10. Significa que, para esta dispensação, convergem todas as alianças e tempos mencionados na Bíblia. É riquíssima de sentido a expressão "plenitude dos tempos". Em Ef 1:10 ela mostra que o milênio é reinado sublime, e que no fim do mesmo, terá inicio a eternidade futura. O milênio é a sétima dispensação concernente a humanidade, da parte de Deus. 




          Jesus reinará sobre todas as nações

Jesus vem para reger as nações como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Sendo Ele o potentado único que regerá no milênio, cabe-Lhe bem a doxologia de I Tm 1:17: "Assim, ao rei eterno, imortal, invisível, Deus Único, honra e gloria pelos séculos dos séculos. Amem.". O Milênio e o maravilhoso reinado de Cristo na Terra por mil anos (Ap 20:6).


O clamor da criação

A criação toda também aguarda esse tempo, para sua libertação das conseqüências do pecado, as quais ficou sujeita desde a queda do homem. Lendo em Rm 8:19 "Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.", vemos que o pecado afetou não somente o homem, mas toda a criação. Ele trouxe desarmonia, inimizade, deterioração, deformação e desequilíbrio, não apenas no relacionamento entre Deus e o homem, entre este e seus semelhantes, mas também no universo inteiro em que vivemos. Furacões, terremotos, secas, inundações, pragas, frios, calor excessivos, etc., são alguns desses males.

No milênio, os animais não mais se atacarão, nem atacarão o homem (Is 11:6-8; 65:25; Ex 35:25). A criação sofre atualmente devido a queda do homem, mas então, participará das bênçãos milenares (Rm 8:19-22). A Única exceção será a serpente, que comera o pó da terra, certamente por ter sido o instrumento da queda do homem, a qual trouxe o mal a todo o mundo. A serpente comendo pó revelara sempre a sua degradação (Is 65:25). A entrada do pecado no mundo trouxe desarmonia, afetando todas as esferas da vida. No milênio, a paz será total, ate no reino animal, pois será o reino do Príncipe da paz.
          

O clima do milênio

O clima, atualmente, é um clima amaldiçoado, que esta fora de ordem (Am 4:7). Porém, no milênio o clima será corrigido (Ez 34:36). Durante essa época, o sol brilhará sete vezes mais que agora, porém não molestará o dia, nem a lua, a noite, e o clima será bom. (SI 121:6).

A umidade do ar será excelente porque voltarão às mesmas condições que existiam antes do dilúvio (Gn 1:6-9; JO 28:22-23).


     Nova geografia na Terra

Durante a era milenar, a Terra vai ter uma nova geografia. Durante a grande tribulação, mediante terríveis terremotos, bombas atômicas e quedas de meteoros, mudar-se-á totalmente a geografia atual. A Bíblia diz, em Apocalipse 6:12-24, que com um grande terremoto todas as montanhas da Terra serão movidas dos seus lugares atuais. Em Isaias 24:21 lemos que, com esse terrível terremoto, a Terra será movida e removida como um bêbado. Lemos, ainda, em Ezequiel 38:19-20 que, com esse terremoto, tremerão os peixes do mar, as aves do céu, os répteis na terra e os precipícios cairão por terra. A Bíblia diz, em Zacarias 14:10, que a terra em Israel ficara mais plana com tal terremoto. Em Isaias 40:4 diz que todo vale será aterrado e todo monte ficará baixo e as partes ásperas da terra ficarão planas. Em Isaias 13:13 diz que com esse terremoto o eixo da Terra será removido do seu lugar.
 

Abundância e riquezas durante a era milenar

Durante o milênio, com tantas mudanças geográficas, aparecerão muitas riquezas que estavam escondidas na terra e no mar, de tal maneira que as pessoas poderão juntar ouro para si, prata e pedras preciosas (Is 60:17).
 
1 • Aparecerão os tesouros escondidos na terra e nas montanhas (Is 45:3).
 
2 • Serão trazidos do sol e da lua para a Terra (Dt 33:14)
 
3 • Serão explorados os tesouros escondidos na areia do mar (Dt 33:19).


          Grandiosa produção de alimentos

1 • Durante a era milenar, a terra produzirá muito mais quantidade de alimentos do que agora, porque não haverá desertos nem terra improdutiva. Todas essas regiões agrícolas serão de muita produtividade. (Jó 38:22-23; Am 9:13; Is 30:23; 35:2).
 
2 • Deus fará em toda a Terra, que nasçam e produzam árvores frutíferas e ervas boas para o Homem se alimentar (Is 53:13; Ez 36:36; Is 41:19-20).
 
3 • Deus fará com que as árvores dêem muito mais frutos que agora (Ez 36:34).
 
4 • Todas as terras inúteis serão cultivadas e ficarão tão lindas como o Jardim do Éden.
 
5 • Os mares e os rios terão muitos peixes (Ex 47:9-10).
 
6 • As montanhas serão cultivadas (Is 41:18 e 29:17).
 
7 • Os mares serão explorados e produzirão muitos alimentos (Dt 33:19).
 
8 • As vacas e as ovelhas darão muito leite (Is 7:21-22).
 
9 • Haverá trigo em abundância (SI 72:16).
 
10 • Haverá muito pasto e alimentos para os animais, de tal maneira que eles se alimentarão com pasto e grão puro de milho, trigo, etc. (Is 30:23-24).
  
 
Haverá uma superpopulação

Com tão bom clima, tanta riqueza, tantos alimentos e tão boa saúde, aumentará grandiosamente a população durante o milênio.
 
1 • A menor família no milênio vai ter uma base de mil membros (Is 60:22).

2 • Deus multiplicará as pessoas como se fossem rebanhos de animais (Ez 36:37). Haverá grande fertilidade do gênero humano durante o milênio. Em Zacarias 8:5 diz que as praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão (Jr 30:19; 33:22; Os 1:10).
 
Os óbitos serão reduzidos. Os cemitérios não terão a grande freqüência que tem atualmente. Morrerão apenas os que cometerem pecado digno de morte; e o que entendemos da referência de Is 65:20.
 
 
Haverá prosperidade geral na Terra
 
Durante o milênio, todos possuirão casas (Is 65:2-22). Hipotécas, aluguéis e dívidas de casas serão coisas do passado (Mq 4:4; Zc 3:10). O hebraico constante dessas últimas referências denota prosperidade geral.
 
 
O fim do milênio

No inicio do milênio, Satanás será amarrado e preso, por mil anos, no abismo. Deste modo, os incrédulos ficarão sem chefe ou sem quem os induza a sublevarem-se, a não ser os seus próprios corações. Contudo, alguns se revoltarão. Mas o pecado será imediatamente julgado com a morte.
 
Quanto tempo durará o reino glorioso do Senhor Jesus Cristo? Na primeira epístola aos Coríntios 15:24-28, é-nos dito que ele subsistirá ate o fim dos tempos e o principio da eternidade, enquanto que Apocalipse nos diz que seu reinado será de mil anos.
 
No fim do milênio, Deus soltará Satanás por um pouco de tempo, só na Terra, mas não no céu. (Ap 20:3-7). Será então quando se verificará quem nasceu verdadeiramente de novo, segundo o Espírito, e quem se sujeitou com hipocrisia. Esses últimos prestarão, de boa vontade, ouvidos ao chamado do Diabo para a sublevação. Para fazer prova perfeita, o Senhor Jesus Cristo retirará aparentemente, por um pouco de tempo, o Seu poder. De outro modo não seria possível que os maus se reunissem, cercando o arraial dos santos e a cidade amada. Esses versículos de Ap 20:7-10 relatam a Ultima grande rebelião contra Deus, quando grandes massas de homens virão dos quatro cantos da Terra sob o comando direto de Satanás. Porém, todos serão aniquilados pelo poder de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário